Tradutor

Tradutor
O novo endereço de acesso do Blog do Laboratório de Paleontologia Estratigráfica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU campus Monte Carmelo é: paleoufu.blogspot.com.
Seja Bem-Vindo(a)

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Paleontologia e Evolução Biológica

   Segundo Ridley (2007), a evolução é uma mudança que ocorre ao longo de gerações e muda o modo de vida de um organismo. As mudanças podem ocorrer por seleção natural, na qual o ambiente seleciona os indivíduos mais aptos. A evolução também pode ocorrer por pequenas mutações nos genes herdados, que vão sendo transmitidas através das gerações (RIDLEY, 2007). A evolução não ocorre rapidamente, ela se estende por várias gerações durando muitos anos, dos quais não podemos perceber acontecendo (RIDLEY, 2007).

   Um modo de seleção ocorre por extinções em massa. Na história da Terra já foram descritos cinco grandes extinções em massa: no Ordoviciano Superior, no Devoniano Superior, no Permiano, no Triássico e no fim do Cretáceo. A maior delas ocorreu no Permiano, extinguindo 80 a 90% das espécies viventes na Terra (RIDLEY, 2007).

  Uma espécie pode conter uma apomorfia, que é um caráter derivado (diferente do ancestral), se forem vários caracteres derivados é chamado de sinapomorfia. Se o que prevalece for um caractere primitivo, este é chamado de plesiomorfia, e se forem vários caracteres primitivos compartilhados é denominado de sinplesiomorfia (POUGH et al., 2008).

  A homologia é o processo que resulta no aparecimento de caracteres ou espécies diferentes, a partir de um ancestral comum. A analogia consiste em membros com funções morfológicas similares, porém com diferentes processos evolutivos. Já a homoplasia é a convergência de algum caractere, a partir de espécies distintas (KARDONG, 2016).




Figura 1: Exemplos de homologia em membros. Disponível em: https://evosite.ib.usp.br/lines/IIhomologies.shtml e acessado em 31 de Maio de 2020.

 

Bibliografia:

KARDONG, K. V. Inrodução. In: __. Vertebrados: Anatomia Comparada, Função e Evolução. 7ªed. Editora Gen Roca, 2016. Cap. 1.

 

POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. Diversidade, Classificação e Evolução dos Vertebrados. In: __. A vida dos Vertebrados. 4ª ed. Atheneu editora São Paulo, 2008. Cap 1, p. 2-15.

 

RIDLEY, M. Extinção e Irradiação. In:__. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap. 23, p. 663-700.

 

__. O surgimento da Biologia Evolutiva. In:__. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap. 1, p. 27-44.


Nenhum comentário:

Postar um comentário