Tradutor

Tradutor
O novo endereço de acesso do Blog do Laboratório de Paleontologia Estratigráfica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU campus Monte Carmelo é: paleoufu.blogspot.com.
Seja Bem-Vindo(a)

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Icnologia - Conceitos


    Icnofóssil é o produto da interação entre organismos e substratos (BUATOIS et al., 2011). Para os autores, os icnofósseis são vestígios de comportamento realizadas por um organismo, que ficaram preservadas em um substrato, e posteriormente fossilizaram. Sua importância na Paleontologia é mostrar o comportamento de determinado organismo, mostrar o retrabalhamento em um sedimento, auxiliar na reconstrução paleoambiental e paleoecológica, e por que ocorrem in situ (BUATOIS et al., 2011).

    Para Almeida (2007) os icnofósseis representam atividades biológicas como alimentação, locomoção, reprodução e habitação. São representados por tubos, pegadas, coprólitos, por cápsulas de ovos (ALBUQUERQUE, 2001) e por escavações (ALMEIDA, 2007). Um tubo é uma marca no sedimento, afastada por paredes, indicativo de origem biogênica; uma pagada é resultado de atividade biológica próximo a sedimentos inconsolidados, que se preservaram (ALBUQUERQUE, 2001); um coprólito é um vestígio fecal (TASSI, 2010); uma cápsula de ovo é considerado uma estrutura biogênica de atividade reprodutiva, que foi preservada (MARSOLA, 2013); uma escavação é resultado de uma bioturbação (perturbação em um substrato não consolidado) (ALMEIDA, 2007).



Bibliografia:



ALBUQUERQUE, P. R. F. Reavaliação de estruturas de possível origem biogênica (icnofósseis, dubiofósseis e estruturas associadas) do Grupo Alto Paraguai (Vendiano ou Cambriano), MT. 2001. 134f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geologia Sedimentar) - Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2001.



ALMEIDA, J. A. C. Icnofósseis de macrobioerosão na Bacia da Paraíba (Cretáceo Superior – Paleógeno), Nordeste do Brasil. 2007. 225f. Tese (Pós-Graduação em Geociências) – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2007.



BUATOIS, L.; MÁNGANO, M. G. The Basics of Ichnology. In:__. Ichnology: Organism-Substrate Interactions in Space and time. Cambridge University Press, 2011. Cap. 1, p. 5-24.



MARSOLA, J. C. A. Novos registros de ovos fósseis de vertebrados do Cretáceo Superior do Grupo Bauru. 2013. 94f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo - USP, Ribeirão Preto, 2013.



TASSI, L. V. Estudo tafonômico de icnofósseis atribuíveis à Diplópodos (Myriapoda) no Parque Municipal do Varvito, Município de Itu (São Paulo, Brasil). 2010. 77f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal) – Unifersidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, 2010.






Nenhum comentário:

Postar um comentário